O Clube Atlético Navegantes estreou na Copa Primavera na manhã desde domingo (27) jogando contra a equipe do Esporte Clube Machados no estádio Hercílio Batista, popularmente conhecido como campo do Natalense, em Volta de Cima em Itajaí/SC. Mas a manhã não estava boa para os atletas do Atlético Navegantes o tempo nublado lá em cima deixou tudo escuro aqui embaixo e o Atlético foi goleado pelo placar de 5 a 1.
O Atlético Navegantes jogou bem até os 30 minutos iniciais, tocando bem a bola empurrando o adversário para a defesa, e aos 31 minutos em um erro na saída de bola onde o lateral Ceará perdeu a bola e ela foi alçada para a grande área o zagueiro Jorge também falhou e Gabriel se aproveitou e de frente para Renan abriu o marcador. Aos 32 depois de saída de bola do meio campo, a bola é roubada todo meio campo e defesa falham e Gabriel novamente recebe e fuzila o gol de Renan fazendo 2 a zero. Daí para frente o time se perde e o Esporte Clube Machado cresce mais na partida e começa a fazer a bola rola deixando o sonolento time do Atlético sem ter o que fazer. Aos 39 minutos em escanteio para o Machados, Jonathan sobe sozinho e de cabeça faz o terceiro dos donos da casa e termina o primeiro tempo na frente do placar. Na segunda etapa o treinador Rogério Silva sacou o zagueiro Jorge e colocou outro zagueiro Josué, trocando seis por meia dúzia e demorando a fazer as trocas necessárias para tentar diminuir o placar, e o Esporte Clube Machados nem ai para o treinador adversário, voltou jogando bem impondo seu ritimo dentro do campo, tocando bem a bola organizado dentro de campo e muito mais bem preparado do que o Atlético, fez seu quarto gol aos 10 minutos novamente com Jonathan em uma bela cabeçada e ampliou aos 13 minutos com um belo gol de Edson, que recebeu a bola se livrou do zagueiro e com um leve toque encobriu o goleiro Renan, que nada pode fazer. Com 5 a zero no placar o treinador Ismael promoveu algumas substituições no Machados, e mesmo assim a equipe continuou com a mesma pegada não dando chances para o Atlético Navegantes. E para não sair de campo sem marcar o gol de honra o juizão deu uma mãozinha, Fernando cai na área e ele marca pênalti, Recife bate bem e faz o primeiro do Atlético aos 33 minutos. E foi só, a boa equipe do Machados aproveitou os 12 minutos finais tocou a bola enervou o adversário a torcida gritou olé e fez a festa. E para desfalcar o Atlético na próxima rodada Luizinho Neto ainda recebe o vermelho aos 44 minutos, para maior felicidade da torcida Machadense. A partida teve ainda a reestréia do meio Rodrigo Zago que ficou afastado da equipe por 7 meses após sofrer uma seria contusão no rosto na partida contra o Bambuzal no Centro Social, onde a partida era valida pela 1º rodada da seletiva do amador da Liga Itajaiense de Futebol.
Ficha técnica:
Esporte Clube Machados: Gildo, PH, Cláudio, Claiton, Leandro (Dirceu), Lucas, (Ciel),Jonathan, Edson, Rafinha (Dudu), Gabriel (Coquinho) e Bruno (João). Treinador: Ismael Vandri.
Clube Atlético Navegantes: Renan, Ceará (Marcelinho), Maik, Jorge (Josué), Sertão, Fernando, Luizinho Neto, Rodrigo Zago (Rafael), Feijão (Recife), Marciano e Valcir (Luciano). Treinador: Rogério Silva.
Árbitro: Fernando Lopes, auxiliado por Sandro Matos e Alcides de Araújo. Delegado da partida Paulo Felipe Conceição.
Local: Estádio Hercílio Batista em Volta de Cima, na cidade de Itajaí/SC.
Gols: Gabriel (M) aos 31 e 32 minutos da 1º etapa, Jonathan (M) aos 39 da 1º etapa e aos 10 minutos da 2º etapa e Edson (M) aos 13 da segunda etapa. Recife (A) aos 33 da segunda etapa.
Cartões Amarelos: Gildo (M), Claiton (M), Jonathan (M), Maik (A) E Luizinho Neto (A).
Cartão Vermelho: Luizinho Neto (A).
As notas dos atletas do Clube Atlético Navegantes, arbitragem e adversário, dada por jornalistas do site do Clube Atlético Navegantes:
Atletas do Atlético Navegantes:
1 – Renan – Não foi culpado pelos gols – Nota 6.
2 – Ceará – Falhou no primeiro gol do Machados, não apresentou o bom futebol que sabe – Nota 5.
3 – Jorge – Falhou no primeiro gol adversário, mas jogava bem, poderia ter ido para o meio jogar como volante, entrando outro zagueiro e teria uma equipe mais pegadora no meio campo, o treinador não entendeu assim – Nota 5.
4 – Maik – Estreou no jogo, faltou entrosamento deve melhorar no decorrer da competição – Nota 6.
5 – Luizinho Neto – Era o único pegador no meio campo, jogou bem mais foi expulso prejudicando a equipe para o próximo compromisso – Nota 4.
6 – Sertão – Um guerreiro em campo, foi o melhor da equipe – Nota 8.
7 – Feijão – Joga muito, mas estava em um dia pouco inspirado e não mostrou o futebol que ele sabe jogar – Nota 5.
8 – Valcir – Um dos mais experiente em campo, como todo o time não rendeu nada ele acompanhou os companheiros – Nota 5.
9 - Marciano – Bom centroavante, bom com a bola nos pés e na cabeça, sabe se posicionar bem, não teve um meia de lança que fizesse a bola chegar até ele e por isso nada pode fazer – Nota 5.
10 - Rodrigo Zago – Voltou após 7 meses se recuperando de contusão, está sem ritimo de jogo – Nota 4.
11 – Fernando – Bom jogador, ajudava no ataque e na defesa e ainda chuta a gol, praticamente o único a chutar, estava estreando e ainda falta entrosamento – Nota 5.
12 – Rafael – Entrou no lugar de Rodrigo Zago, pouco acrescentou – Nota 5.
13 – Recife – Entrou aos 30 minutos do segundo tempo no lugar de Feijão, marcou o gol de honra do Atlético Navegantes, mas teve muito pouco tempo para mostrar seu futebol – Nota 5.
14 - Josué Gomes – Entrou no segundo tempo não comprometeu mais pode jogar mais e deve ganhar a posição – Nota 6.
15 – Marcelinho – Entrou no lugar do lateral Ceará, entrou meio perdido mais logo se encontrou, jogou pouco mas deve ganhar a posição – Nota 5.
16 - Luciano – Entrou aos 33 minutos do segundo tempo substituindo Valcir, jogou pouco e não deu para apresentar seu futebol – Nota 5.
Rogério Silva – Treinador – Demorou a fazer as substituições necessárias, parecia que não confiava nos atletas que estavam a disposição no banco de reservas, disse que a equipe estava jogando errado mas não tentou corrigir fazendo mudanças ou mudando o esquema tático dentro de campo, faltou personalidade e voz de comando, não estava como toda a equipe em um bom dia – Nota 3.
Esporte Clube Machados – Os atletas bem posicionados dentro de campo, muito bem escalados pelo seu treinador Ismael, jogaram com personalidade e souberam aproveitar o fator campo – Nota 9.
Arbitragem – Sem muitos problemas o árbitro Fernando Lopes e seus auxiliares não tiveram problemas para comandar a partida e fizeram um bom trabalho – Nota 9.